Projeto Lerelena

Projeto Lerelena

Em homenagem ao centenário do nascimento da poeta paranaense Helena Kolody iniciamos o Projeto Lerelena.

Nove poetisas do sul brasileiro se propoem ao desafio de ler relendo (ler helena) e interInvencionar. A proposta é confluir e colidir a nossa letra com a dela, helena. As interInvenções serão sempre sensibilizadas por poemas seus. Nesta primeira etapa partiremos de nove poemas que serão postados a cada sexta-feira.


Miragem no caminho (Helena Kolody)

Perdeu-se em nada,

caminhou sozinho,
a perseguir um grande sonho louco.

(E a felicidade
era aquele pouco
que desprezou ao longo do caminho.)



domingo, 22 de julho de 2012

Viagem do (des)cobrimento 1 - Clube das quatro

 
Caros leitores,
 esta semana postaremos textos, fotos e vídeos da Viagem do (Des)cobrimento realizada pelo Clube das quatro. O clube é composto por quatro Marias brasileiras: Ágata, Ametista, Ônix e Lápis Lazuli. O Clube das quatro comemora os 90 anos da Semana de Arte Moderna viajando pelas cidades históricas de Minas Gerais. O planejamento e estudo deste projeto foi motivado pela Viagem do Descobrimento do Brasil realizada em 1924 pelos Modernistas Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e uma pequena equipe modernista.
A viagem inicia-se em São João del-Rei, onde o grupo chega de trem na Semana Santa. Visitam a cidade e também Tiradentes com o entusiasmo de redescobridores do Brasil colonial. Por toda parte encontram calma, simplicidade, a paisagem bucólica e no passado distante uma produção artística enraizada na cultura mineira do século XVIII.
A viagem constitui um marco especialmente determinante na poesia de Oswald e na pintura de Tarsila. Visitar o passado e redescobrir Minas Gerais foi fundamental para a criação do movimento artístico pau-brasil, que tinha por objetivo desmontar a eloqüente retórica importada do século XIX e conferir à nossa arte um sentido novo e uma dimensão brasileira.

A viagem do Clube das quadro busca as diferentes manifestações artísticas das cidades mineiras e por artística entendemos diversas manifestações incluindo as históricas, políticas e sociais. Iniciamos nossa viagem de (des)coberta em Ouro Preto motivadas pelo Festival de Inverno (Forúm das artes 2012) que tinha como tema Latinoamérica!!!!! Nosso primeiro mergulho na arte brasileira inicia com um espetáculo Colombiano chamado Fragmentos de Libertad, tudo a ver com o Brasil e com a história e arte de Minas!!!!
Mas a noite não foi só Colombiana, um quinteto de instrumentos de sopro deu um show na histórica Casa da Ópera de Ouro Preto coisa mais linda deste Brasil, uma visita imperdível!!!!!!
Além disso, um manifesto de estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto tomou a Praça Tiradentes em pleno Centro Histórico!!!!! Os estudantes ainda andavam pela cidade abordando as pessoas sobre a greve e distribuindo informativos sobre a greve das Universidades Federais!!!!
A foto é da Igreja Nossa Senhora do Carmo, obra do arquiteto pai do Aleijadinho. Incrível!!!! A outra foto são 3 Marias brasileiras andando em escadas históricas, a outra Maria estava registrando o momento, muchas gracias Maria!!!!! Amanhã tem mais!!!!

Nenhum comentário: