Projeto Lerelena

Projeto Lerelena

Em homenagem ao centenário do nascimento da poeta paranaense Helena Kolody iniciamos o Projeto Lerelena.

Nove poetisas do sul brasileiro se propoem ao desafio de ler relendo (ler helena) e interInvencionar. A proposta é confluir e colidir a nossa letra com a dela, helena. As interInvenções serão sempre sensibilizadas por poemas seus. Nesta primeira etapa partiremos de nove poemas que serão postados a cada sexta-feira.


Miragem no caminho (Helena Kolody)

Perdeu-se em nada,

caminhou sozinho,
a perseguir um grande sonho louco.

(E a felicidade
era aquele pouco
que desprezou ao longo do caminho.)



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sobre as pedras - Sobre nós - A rede

 Até agora as Pedras citadas no blog formam um círculo muito forte de Marias brasileiras, uma rede... A rede que foi aqui citada algumas vezes, a primeira vez em Nota de agradecimento e depois em Marcas. Na primeira o agradecimento é na verdade a esta rede que não podemos viver sem, essa rede de marianas brasileiras, como diria nossa Ônix. Em Marcas, a Pedra Topázio, a pedra antes regalada a Otacília e não a Diadorim é regalada a todas as marias marianas brasileiras, isto é a Rede. . 
 Começo pelas participantes do Clube das quatro, as integrantes da Viagem do (des) cobrimento:


ÁGATA
Em uma palavra:  vitalidade
Nossa pedra dançarina, tem um senso de justiça muito forte, não para nunca de explicar as inúmeras questões entre o grupo.  Gosta de rir muito!!!! (as vezes sinto vontade de estar com ela ainda mais)
Ágata
Indicações: Proteção, amizade, justiça e vitalidade.   
Propriedades: Desenvolve a coragem e a autoconfiança. Ajuda no reconhecimento dos verdadeiros amigos e nos problemas ligados à justiça.
História: Os antigos romanos acreditavam que as Ágatas em forma de anéis poderiam oferecer-lhes poder e riqueza.
AMETISTA
Em uma palavra: imaginação/ou mundo da lua
Não saberia falar de mim mesma, acho que não sou a pedra e sim preciso muito dela!!!!! Gosta de ser lida!!!!
Indicações: Paz e espiritualidade.
Propriedades: É a pedra de maior eficácia na meditação. Transmite paz, espiritualidade, elimina o estresse e inspira a cura e intuição.
História: Os gregos acreditavam que a Ametista tinha o poder de transformar os maus pensamentos em pensamentos otimistas, além de proteger seu portador de falsas amizades.
LÁPIS LAZULI
Em uma palavra: segurança
Nossa mãe, registra todos nossos momentos, cuida da nossa comida, as vezes é nossa conciência. Gosta muito de ser abraçada!!!! (as vezes sinto vontade de agradecer sua presença)
Indicações: Confiança e segurança na tomada de decisões importantes.
Propriedades: Conhecida como a pedra dos Faraós, abre o campo mental estimulando a inteligência e autocontrole na tomada de decisões. É associada ao sexto chakra intensificando a captação e percepção de mensagens de outras dimensões.
História: Na Suméria antiga a pedra era muito associada às divindades em geral. Alguns diziam que a pedra continha a alma dos Deuses e Deusas dentro dela.
ÔNIX
Em uma palavra: criativa/introspectiva
Ônix é muito doce, mas as vezes pode ser amarga. Quando está feliz sua energia contagia todas as outras pedras, inventa nossa existência ...... Gosta muito de registrar, mas fazendo a direção sempre!!!!! (as vezes sinto vontade de a beijar muito)
Indicações: Concentração e proteção.
Propriedades: Traz sabedoria em decisões que precisam ser tomadas. Inspira proteção contra magia negra, encantamentos e feitiços. Estabelece harmonia entre o corpo e a alma.   
História: Foi utilizada por quase todos os povos como pedra de proteção contra magia negra encantamentos e bruxarias.
TURQUESA
Em uma palavra: nutritiva
Acho que Turquesa é muito emotiva, isso não significa instabilidade, sinto uma segurança nela, mas muito romântica. Gosta de nutrir e ser nutrida, trabalha muito bem com a troca!!! (as vezes sinto vontade de nutri-la mais e mais)
Indicações: Sucesso, Amigos, Amor, Felicidade
Propriedades: Proporciona sucesso comercial, favorece a auto-segurança e combate a depressão. Atrai novos amigos, o amor e a felicidade.
História: Seu nome significa "pedra turca". Para os turcos esta era uma pedra da sorte; para os egípcios e gregos era uma pedra de cura que protegia o corpo de todos os males.
MADREPÉROLA
Em uma palavra: inspiração
Esta é nossa madrinha, madrinhas das emoções, por isso Madripérola... Ela fala a língua das pedras, no seu mais intimo eu, e ela está sempre de portas e teclas abertas para dialogar!!!! Gosta das marcas deixadas na folha branca!!! (as vezes sinto vontade de a sugar ainda mais)

Indicações: Proteção e Riqueza.
Propriedades: Por estar associada ao dinheiro, pode-se usar a madrepérola para atrair dinheiro, riquezas e prosperidade.
História: A madrepérola (parte lustrosa do interior dos moluscos marinhos) era o meio de troca (moeda) em alguns povos como os polinésios.
ESMERALDA
Em uma palavra:  lente de aumento
Esmeralda é uma Maria que acaba de chegar em nossa rede...... Ela que tem a performance dos olhos mais que desenvolvida. Esmeralda é nossa protetora, sem ela euzinha não estaria calmamente clicando estas teclas....... Gosta de estar quentinha e de receber em sua casa!!!!! (as vezes sinto vontade de não ir embora)


Indicações: Rejuvenesce e protege os viajantes.
Propriedades:
É a pedra do amor incondicional, da confiabilidade e da fidelidade. em tratamento físico, tem efeito rejuvenescedor sobre a pele, além de ajudar na cura de infecções. Também é conhecida como a pedra dos viajantes por seu efeito protetor.
História:
No Egito, Cleópatra enfeitava-se com as mais belas Esmeraldas, pois acreditava que nelas estava a beleza eterna de Vênus que remoçava a aparência.
 

TOPÁZIO 
Este foi o presente que Riobaldo em Grande Sertão Veredas, escolhe para celebrar sua amizade com Diadorim, mas acaba dando para Otacília......
Indicações: Felicidade, Bom humor.
Propriedades: É uma excelente pedra para ser usada por atores e atrizes, pois favorece o sucesso no palco. Estimula nossas capacidades cênicas e musicais. Também é considerada uma pedra de proteção e sorte.
História: Os gregos acreditavam que dentro do Topázio azul reuniam-se os deuses do céu e da terra para deliberarem sobre como expulsar os males do céu e do mar para que mantessem sua cor azul transparente assim como o Topázio azul.

PEDRA DA LUA
Em uma palavra: leveza
Essa é uma pedra que nos acompanha sempre, que vem e volta, uma pedra que nenhuma Maria brasileira pode deixar de ter e ou perseguir.
Indicações: Fertilidade e sexualidade.
Propriedades: Atua no campo afetivo, ajudando a atrair o amor e a resolver problemas entre enamorados. Para as mulheres, inspira sensualidade e fertilidade.
História: Nos países Árabes até hoje a pedra da lua é considerada a pedra abençoada da família. As mulheres da Índia e Sri Lanka costumam fixar uma Pedra da lua em seus trajes para o equilíbrio da alma e da saúde. 

  

Um comentário:

Anônimo disse...

Pode me dizer qual a influencia haicai nos poemas de Helena?